Reflexões sobre o mundo – 2010
Não é a morte ou a privação que é a coisa terrível, mas o medo da morte e da privação. (Filosofo Epicteto)
Com toda a tecnologia que temos hoje, o homem ao invés de sentir-se cada vez mais feliz, mais ele se desespera. Vemos aberrações horripilantes, ouvimos notícias cada vez mais terríveis. O número de pessoas com a síndrome do medo, pessoas com profunda depressão, esquizofrênicas, etc.; vem aumentando assustadoramente. O Homem se encontra perdido. O avanço da tecnologia pegou a humanidade despreparada e ela tudo banalizou. Banalizou por quê? Banalizou porque o número de informações, jogadas de maneira errada nos meios de comunicação, jogadas como notícia sem metodologia educativa, jogadas para todo mundo: para os que tinham certa cultura para entender e para os que mal entendem o linguajar usado. Maravilhado com o poder de “fazer”, a capacidade de descoberta, de entender o mundo do cósmico, levou- o a acreditar-se deus. Acreditou-se que tudo podia. Começou a “atirar por todos os lados” Banalizou a vida. Mata-se por dez reais. Banalizou o Amor. Banalizou o sexo, banalizou seu próprio ser, feito a imagem e semelhança de Deus. Banalizou Deus
Ao banalizar tudo, sentiu o vazio. O vazio porque na ânsia de ser superior, ele deixou cair de lado tudo aquilo que tinha significação na sua vida. Sentiu o vazio de si mesmo. O vazio pela banalização daquilo que ele acreditava dar sentido a vida. Julgou-se senhor de si mesmo
Por que o homem sentindo-se o senhor de si, esvaziou a sua vida de conteúdo significativo? Ela deixou de ter significação e ele próprio não consegue preenchê-la por si mesmo, porque ele por si é vazio. O que somos dentro do cósmico? O que somos diante de Deus? Nós semelhamos a Ele pela nossa parte espiritual. Nós seres humanos somos seres espirituais.
Aqui está o grande perigo. Por que ? Porque a parte espiritual conseqüentemente social do homem é expressa pelos sentimentos, pelo julgamento, pela criatividade,manifestados dentro de uma sociedade, dentro de uma comunidade, de uma família. A ameaça ao ser espiritual do homem é uma ameaça a todo o seu ser ôntico. Por que? Porque o homem é um ser psico-somático. A sua vida estando vazia de significação, faz com que ele torna –se ansioso, e começa a enfraquecer espiritualmente , com grande repercussão no físico. Adoece. A DOENÇA É A DERRUBADA DA BASE DO ESPIRITO. Como manter o espírito forte, sobre uma base corporal fraca? A ansiedade começa a criar em si um estado ansioso de alma. Angustiado procura saídas. Muitos vacilam entregam-se ao vicio. aos prazeres fúteis. Daí, o individuo se sente mais ansioso .A ansiedade é um sentimento penoso de não ser capaz de resolver a ameaça de uma situação especial. Mas por que especial? Porque não é uma ameaça comum, de todos os dias.Esta ameaça comum de todos dias faz parte de nossas vidas do contrario nenhum ser vivo existiria.Ela nos faz defender nossas vidas. Nós vivemos uma eterna ansiedade nas profundezas de nossa personalidade. Esta ansiedade é existencial, faz parte de nossa vida,da nossa existência. Como não podemos eliminar esta ansiedade, porque ela existe em todos os seres vivos, dizemos que esta ansiedade tem um caráter ontológico e não pode ser afastada.Faz parte de nosso ser finito. Daí, a importância de saber que a ansiedade faz parte de nossa vida. Podemos dizer que a ansiedade nos inclina para a coragem.e é esta coragem que nos leva a defender a nossa vida.
.Se esta ansiedade não for superada pela coragem e pelo medo de morrer, leva o indivíduo ao desespero. Instintivamente, uma pessoa transforma a ansiedade em medo. Sabe por que?Porque o medo tem um objeto: o medo da perda,o medo do vazio, da insignificância.Tanto a ansiedade como a coragem tem um caráter psicossomático. São biológicos,tanto como psicológicos. A vida inclui medo e coragem Por que? Porque se não tomarmos a coragem de SER, de permanecermos vivos,cairemos no desespero que leva a auto destruição.Abro aqui um parêntese para explicar que ser ,aqui quer dizer estar vivo, não-ser estar morto,porque somos finitos, daí a ansiedade da finidade.Deixaremos de Ser com a morte. mas para o que crê na vida depois da morte, ele encontra uma saída: o ansioso descobre que a ansiedade está criando nele um estado ansioso de alma.Numa profunda reflexão,meditação sobre seu estado de alma,sobre sua incapacidade de sair da banalidade, descobre que a ansiedade bem como a fé determina um estado de alma.Ora, se a Fé e a ansiedade determinam um estado de alma , podemos concluir que ansiedade tem uma raiz religiosa.
A Fé é portanto um estado de Ser apoderado pela potência(força,vitalidade) do ser em si. Ela cria no Ser a coragem da aceitação,originando no ser finito a coragem da confiança de que é aceito por um ser que transcende, infinitamente, o próprio eu individual.É a aceitação existencial de algo que transcende a experiência ordinaria. Concluímos com isso que a Fé neste Ser Superior é que nos salva. A Fé ajuda a viver. Não crer e sentir a insignificância e a vacuidade de sua vida e destino pode levar ao desespero,levar à destruição de sua própria vida,levar ao não ser.
Sendo um ser humano livre e espiritual é capaz de compreender e moldar a realidade de sua vida. Refletindo ele percebe que seu mundo é ele de acordo com as significações e valores que ele escolheu para dar significado a sua vida. Descobre: a escolha é a liberdade trabalhando.
Vivamos de Fé. A Fé é o principio de tudo.Quem tem Fé tem esperança , esperança em dias melhores, no Amor.
A explicação de toda essa violência no mundo de hoje está no egoísmo desmesurado de cada indivíduo. A frieza com que muitos olham para a dor do outro, o sofrimento do outro é impressionante.Não procura participar dentro da comunidade a não ser que vai tirar proveito próprio. Isto leva ao esvaziamento do homem. A inveja dos que vencem se instala no seu coração procura imitar seus ídolos mas, se sua vida não tem significação está vazia fútil, consequentemente a ansiedade da insignificação, da vacuidade se aflora e o individuo se perde numa profunda depressão. Já dissemos que pelo fato de sermos seres espirituais, necessitamos de colocar significação em nossa vida. A auto afirmação espiritual ocorre em cada momento em que o homem vive criadoramente. Você criando vive participando da viva em sociedade. Decide descobrir coisas. Porque você acredita que algo mudará na sua maneira de pensar. Isto é viver espontaneamente,em ação e reação aos acontecimentos. Isto é encher a sua vida de significação, afastando a ansiedade da finidade, da insignificância e o medo do destino. Mas, lembre-se só a Fé no Ser superior DEUS você achará paz consigo e com os outros que participam do mundo do seu EU.
Vivamos a nossa Fé só ela nos salva porque nos conduz ao ser superior que nos acolherá. Eu já lhe disse que a fé é um estado de alma, estado em que sua alma é apoderada pela potência do ser em si, é a aceitação de si mesmo. É preciso parar para pensar,refletir,meditar, então você sentirá a valorozação cristã da alma individual como eternamente significante. Esta fé levá-lo-à à experiência fundamental do encontro com DEUS.
Reflita sobre isto que conversamos para falarmos sobre a banalidade de Deus, banalidade da vida, o nosso maior bem. E como reencontrar o caminho da Felicidade.
Espero que procure outras pessoas para comentarem juntos o que leu. Se entendido passe para os muitos necessitados. Se houver algo dificil de entender fale conosco através do Diálogo do Saber. E espalhe a necessidade da vida na Fé
Você já percebeu que se você fizer isto, já está dando um grande conteúdo de significação à sua vida que será mudada pela Graça de Deus?Vamos trabalhar juntos para que o mundo se torne melhor.
Permanecemos na fé que nos dará a vida eterna
Nenhum comentário:
Postar um comentário