segunda-feira, 1 de abril de 2013


          TRIÁDE DAS TRIÁDES

  Santo Tomás de Aquino já dizia: A concórdia não é uniformidade de opinião e sim uma concordância de vontades.


    Com o anuncio “habemo papa”, uma grande esperança na transformação por que passaremos, trouxe-me e a muitos, creio eu,   uma euforia envolvida na fé e esperança dos cristãos católicos (romanos),euforia alcançando,  também, os mais diversos segmentos do pensamento em torno  da necessidade  da Igreja Católica Apostólica Romana de  renovar-se ou adaptar-se ao mundo da tecnologia.
  Para mim é a CONSCIÊCIA COMUM<unindo as pessoas em torno de um pensamento, que transformado em ação será a salvação da sociedade  e de nossa CASA TERRA.
   Esta movimentação da Igreja Católica é o coroamento dos diversos movimentos em  torno da necessidade de melhorar a vida dos humanos; em extensão, a vida dos demais seres. Tenho percebido que há diversos grupos heterogêneos: grupo de políticos, de professores, de  artista,artesões, de técnicos , de ecologista, cientistas tentando ver o mundo de hoje num caminho triático ,caminho este que a Igreja traz o coroamento com o nosso querido Papa Franscisco.
Abrimos ,aqui um parênteses  para mostrar a presença Divina sobre este
Momento. Muitas pessoas, escandalizaram, criticaram Bento XVl pela sua renúncia.Não compreenderam e nem sentiram Deus agindo na alma daquele seu enviado,dando- lhe  forças necessárias para um ato incomum  e revolucionário. ELE é O precursor da RENOVAÇÃO por que passará a Igreja de XTO que tem força milenar para ajudar nesta tão necessária salvação de nossa casa terra em desordem. Talvez, o nosso Papa Francisco não conseguiria a renovação da Igreja à qual foi chamado, se não houvesse a tão corajosa renúncia de seu antecessor, hoje o PRECURSOR. Por que Precursor? Porque sem o gesto corajoso e humilde de renúncia de Bento XVI, não haveria uma chave que abrisse a Tradição.
A Igreja canônica baseava todo o seu ritual, seu cânone, sua doutrina na milenar TRADIÇÃO. O humilde Bento XVI ao renunciar, buliu na Tradição, permitindo ao Papa Francisco, o Renovador sair da fechada Tradição e adaptar? Reformar? ou mostrar aos homens a verdadeira face da Igreja de Xto, tão desfigurada, manchada pelas aberrações do mundo atual. E rever certas regras para uma melhor adaptação ao mundo de hoje, ao mundo da  tecnologia.
Pelo que tudo indica, o Papa Francisco, através de sua primeira homilia, mostrou que veio para indicar o caminho Franciscano de amor, de desprendimento, calcado no Evangelho e iluminado pela FÉ. Mas, também veio mostrar que a Igreja de Xto, com toda a força milenar de sua presença em todo mundo habitado,muito contribuirá para transformação de nossa grande casa- a TERRA , num lugar de paz, crescimento necessário à nossa caminhada de peregrinos,passageiros, mas construtores de algo necessário para a travessia dos quem vêm.
   Infelizmente,   o avanço da tecnologia,esta coisa maravilhosa pois, por ela o mundo deverá caminhar sempre para melhorar-se, foi jogada através dos meios de comunicação para todos,numa metodologia de superficialidade e com excesso de informações,dentro da qual o Homem se perdeu. Maravilhado com tudo, Julgou-se deus e deixou cair por terra todos os ensinamentos ético e morais que aprendeu na sociedade, dando qualidade e significação a sua vida. Uma vida vazia de significações levou-o a banalidade de tudo. Banalizou Deus. Banalizou a vida. Mata-se por nada. O prazer ficou na maldade de destruir o próximo. E sentindo-se só, no vazio de si mesmo, partiu para a destruição do mundo ao seu redor.
Razão porque o mundo, no qual vivemos, passa por momentos terríveis, de desordem, de violência, com os mais variados comportamentos, do afastamento da ética, das regras de convivência da sociedade, da participação no processo coletivo de desenvolvimento da comunidade.Para muitos “A mão de Deus” parece pesar sobre a humanidade através das catástrofes; o que nos reporta à uma passagem Biblíca:“in nillo tempore, tempo de Noé”, -“a terra estava corrompida diante dos olhos de Deus e cheia da iniqüidade,pois toda a carne seguia na terra,  a senda da corrupção.E Deus viu o avanço da Onda negra de crimes sobre a humanidade; o homem revolta-se contra o homem. É a desordem cósmica: - agora as próprias forças celestes saem de suas esferas e vêm misturar-se  aos mortais. É a DESORDEM CÓSMICA: a terra só será lavada com um castigo cósmico: - O DILÚVIO.
   A expectativa totalmente absurda de muitas pessoas na reforma da Igreja,  vai ser sensacional, decepcionante. Por   que? Porque esperam por coisas absurdas que se tratam de comportamentos, atitudes que fez com que a nossa sociedade mundial, global levou o mundo para um processo terrível de desordem,de violência,conseqüências dos comportamentos afastados da Ética, das regras de convivência pacífica da sociedade, da participação no processo de desenvolvimento coletivo .
   Quero citar um exemplo,um pouco longo mas necessário.Quanto mais pessoas puderem entender a mensagem,  melhor será.
         Assisti, praticamente, o final de um programa  na  televisão. .“TE MA QUENTE” este seu nome.
      Fiquei surpresa pelo quadro apresentado. Os entrevistados eram ilustres figuras, um era o presidente de um Instituto de Teologia, um Teólogo civil, um sacerdote e um filósofo, mas presidia a roda com perguntas, sobre um tema profundamente Teológico e Filosófico, uma pessoa muito jovem, sem possibilidade de formular as perguntas, as quais eram lidas.Para      entrevistar pessoas com grande cabedal de conhecimento, teria que ser uma pessoa à altura, dos entrevistados. Com o saber complementado por uma longa experiência de pesquisas, muita reflexão o que pede tempo, idade, porque uma jovem, tão jovem não tem possibilidade de adquirir um cabedal de conhecimento na idade em que se encontra. Mesmo sendo inteligentíssima.
   Eu encantei com a paciência dos entrevistados respondendo as perguntas formuladas, até que em um dado momento a jovem perguntou, quase afirmando:
- A Igreja, o Papa vai aceitar “casamento de gays, o aborto, o uso da camisinha, o divorcio, etc.
Com um pouco de nervosismo o Teólogo, presidente do Instituto disse, com uma ponta de ironia: Por que a pergunta? A jovem ficou, assustada e disse: - como? Você já disse: é a liberdade, é a democracia. Cada qual segue o que escolheu. É o que você está fazendo.  Você, como muitos criou a sua  moral,seguindo a sua moral, a sua moral,não?
   A  moça ficou totalmente, confusa. O Teólogo  continuou e foi belíssimo o que ele respondeu, mas a menina parece não ter entendido, e dirigiu-se a outro entrevistado, que completou o pensamento do anterior,dizendo: No caso, trata-se de comportamentos o que  necessita de um estudo  mais profundo.
Nisto o Teólogo, Presidente do Instituto continuou a conversa com seu companheiro dizendo: um comportamento tem suas causas e efeitos, portanto trata-se de um estudo prolongado, na História, estudando quais os acontecimentos anteriores a este comportamento, levaram as pessoas a tais atitudes. Atitudes estas que trazem as suas conseqüências e sérias conseqüências.
    Quero esclarecer: procurei o programa e não o encontrei, por isso as palavras não são propriamente dos entrevistados, estou interpretando-os, o que pode ser susceptível de correção. O que seria uma grande contribuição.  Quis usar a entrevista como exemplo para mostrar que a coisa não é fácil. Exige tempo, muito estudo, muita reflexão. E como a maior parte da sociedade vive do imediatismo, do digital, da não reflexão, do chute,não tem como entender. Não espere isto. Explicando melhor não espere    a aceitação pura e simples,por parte da Igreja de tais comportamentos. Não se decepcionem.
    Da pergunta da entrevistadora, acredito que só o aborto tem condições de uma revisão mais imediata da Igreja, aliás, acredito que Ela já o está fazendo. É necessário. Muito me impressiona esta situação que será esclarecida com o exemplo:
A falta de cérebro no feto, que ao nascer, ao desprender-se do organismo da mãe, fatalmente, morre no nascedouro. Aqui, há necessidade do aborto, ousadia minha?  não. Apenas, uma constatação humilde  pois, impressiona-me pensar que a pobre mãe ciente do que se passa com ela,  terá que suportar por nove meses, tal martírio. Nos primórdios do mundo, mesmo, mais tarde com o avanço da ciência, muitas coisas, permaneceram no desconhecimento da humanidade, então, ver o filho nascer e morrer de imediato, não havia o martírio, pois não havia o conhecimento do fato.
    Gregori pergunta: - Por que as pessoas correm tanto atrás das coisas, organizam-se, trabalham, às vezes se amam, às vezes se ajudam e às vezes se odeiam? E, num mundo de hoje, se matam, por nada? -Porque cada um traz dentro de si, o dinamismo do Movimento, uma energia maior que a gente. (são os princípios do átomo que nos empurram, sempre para frente (em espiral ascendente) para MUDANÇA, para o maior bem estar, às vezes competindo, às vezes cooperando. .(Gregori)
      Na biografia do Blog “Diálogo do Saber” você vai encontrar uma tríade: MOVIMENTO, PARA FRENTE, gerando  MUDANÇA.Estou tentando mostrar que em Gregori você encontra a tríade  em o dinamismo do MOVIMENTO, sempre para FRENTE, para a MUDANÇA.A vida só existirá onde houver movimento, isto é Dialética.É este   movimento que vai dar vida à sociedade.Mas, você só conseguirá viver se procurar conhecer o mundo em que vive.(Biog. Do Blog.Diálogo do saber)
Interessante, o Papa Francisco na sua primeira Homilia, fala, justamente,  da tríade: Movimento, para frente, mudança.No desenvolver de sua homilia, ele enfoca, diversas vezes,a tríade. A necessidade do Movimento, caminhando para frente (em espiral ascendente) gerando mudança.
   No meu romance: “O Pároco- da sublimação ao suicídio”, uso muito as tríades.
 Repito:Você só conseguirá viver se procurar conhecer o mundo em que vive,mas para você conhecer o mundo em que vive  é preciso conhecer primeiro outra tríade: A tríade do conhecimento de si mesmo.  Aceitar-se, como você é. 2º mudança (de comportamento)3º Caminhar para frente ( em espiral).
1º- Aceitar-se como você é- é o ponto mais forte desta tríade: esta não aceitação de si mesmo, manifesta-se no comportamento, cujas qualidades são péssimas: 1ª) A inveja( olho grande).A inveja leva à gratuidade do ódio, a inveja é a porta aberta para todos os demais distúrbio  da personalidade. Aceitar a si mesmo   como você é ,implica na aceitação física, intelectual e espiritual do seu EU. Isto é a auto-afirmação que é dirigida a ele (o EU) como um individuo, único, irrepetível e insubstituível.Nem mesmo trocado, este EU pode ser.Por isso, chamo a atenção de vocês para a necessidade de se auto-afirmar e aperfeiçoar o seu EU. ISTO É A CORAGEM DE SER COMO UM EU.PORTANTO PODEMOS DIZER QUE O EU É CENTRALIZADO( um bloco) E POR ISSO INDIVIDUALIZADO este EU que o torna indivíduo, pessoa em si. Esta auto-afirmação ONTOLÓ GICA de que o Eu é indivisível, insubstituível, ajudou os teólogos a concluírem  que cada alma humana tem um valor  INFINITO.
Gostaria que refletisse um pouco sobre a grandeza da afirmação teológica de que CADA ALMA TEM UM VALOR INFINITO, pensar na gratuidade que Deus,  fazendo-nos participantes de sua Eternidade ,deu-nos uma alma infinita e individualizada.O que toca no problema da reencarnação.
Mas, não nos esqueçamos de que o EU é EU, só porque tem um universo estruturado.O EU é uma parte do mundo,que ele(o eu) tem como seu mundo. Por sua vez este mundo não seria o que É, sem este Eu individual. Diante do exposto, percebemos que há no ser  uma estrutura polar básica do ser: a estrutura do Eu e a estrutura do seu MUNDO. Esta polarização  é formada pela individualização e pela participação. Falar de participação  não é falar de aniquilamento da individualização.
  Santo Tomás de Aquino já dizia: A concórdia não é uniformidade de opinião e sim uma concordância de vontades.
O crescimento do individuo só se fará na aceitação da auto-afirmação como parte de uma coisa, de uma  instituição,onde o EU crescerá pela participação criadora.Uma participação é criadora na medida em que ela muda(mudança) aquilo do qual se participa.Então essa pessoa passará a viver de significação.Esta participação é uma transformação criadora. Quando participamos de uma instituição ou sociedade concordamos com as regras, normas e moral por ela estabelecidas. Com isto quero dizer que só encontraremos a verdade e a significação corporificadas nas Tradições, regras, prescrições,métodos e símbolos  de um grupo ou instituição. Quanto mais o ser desenvolve o seu auto-relacionamento, mais ele é capaz de participar e o individuo torna-se profundo pelo conteúdo de sua descoberta e se firma espiritualmente. É a auto-afirmação ôntica.
    Esta é a tríade básica: a do Aceitação de si mesmo,conhecimento do seu Eu, gerando MOVIMENTO, determinado pela MUDANÇA de comportamento, caminhando para FRENTE (em espiral ascendente).
No coroamento desta  duas tríades chegaremos à TRÍADES das tríades:
À TRINDADE DIVINA: PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO, Nossa Morada. Lá os que têm FÈ encontram a PAZ DE DEUS QUE SUPERA TODO DISCERNIMENTO, CONDUZA OS NOSSOS CORAÇÕES E NOSSAS MENTES NO CONHECIMENTO E NO AMOR DE DEUS E DE SEU FILHO JESUS CRISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário