sexta-feira, 2 de agosto de 2013

2ª parte

SEM POLICIAIS, SEM PROFESSORES UMA NUVEM NEGRA PAIRA SOBRE O BRASIL DE AMANHÃ

A crônica propositalmente colocada, entremeando as duas partes, mostra bem os dois grandes problemas, que atingem, sobretudo, a periferia das cidades e a zona rural mais pobre.Estes  dois grandes  problemas vão bater de frente contra os dois pilares que estão no inicio da formação de qualquer grupo, sociedade,cidade,que,como já falamos, parecem antagônicos, mas que são profundamente  unidos na sua origem.Estão a serviço do cidadão.Já dissemos que o 1º pilar-defende a vida do cidadão.O 2º pilar-  desenvolve e qualifica esta vida.
O segundo pilar guardião da qualificação da vida é formado por professores, educadores, orientadores e por todas  as pessoas  que percebendo  uma  ação errada em um jovem,uma criança ou adulto tenta ajudá-lo mostrando como agir, tentando  despertar neste ser (indivíduo) sentimentos nobres. Se a vida protegida pela Segurança não se desenvolver, qualificar-se no sentido de atingir todo o ser ôntico (crescimento físico e crescimento espiritual) pela educação ou aprendizagem empírica que passa de geração em geração e que vem desde o berço, desenvolvendo bons sentimentos na criança, através do amor familiar, da atenção e carinho, ela se tornará um adulto desequilibrado, violento, mau. Esta 1ª fase (dos: 1 mês de vida até os 4 anos)  é a fase mais importante da   vida de um ser.Começa no berço.

Daí a minha insistência em falar sempre da necessidade de criar um grupo educacional que terá como objetivo orientar, mostrar aos pais e aos familiares deste pequeno ser, como agir para que essa criança possa crescer sem muitos traumas, feliz, sabendo aceitar a situação econômica de seus pais e criando nesse pequeno ser a beleza de ser uma pessoa boa, honesta verdadeira. Para isso ela tem que aceitar e tentar corrigir os seus erros. Estas famílias vivem num ambiente de influências maléficas. Geralmente, são pais que tiveram infância difícil e cresceram com os traumas desta fase de sua vida. Se não houver progresso na educação, onde ela deverá crescer sem queimar etapas será um adulto normal e pronto para viver em uma comunidade. Aqui deve entrar o verdadeiro sentido de família, de paternidade. A família, a sociedade (que aqui daremos o nome de meio ambiente) são o princípio do que será aquela criança no futuro.Amada, assistida com amor pelos país e parentes,sabendo que ela própria é fruto do amor daquele casal, ela seguirá todas as etapas de sua vida, equilibrada e crescendo sempre nos ensinamentos éticos complementados pela religiosidade e o cumprimento das leis sociais.
É importantíssimo que as autoridades da área voltem o seu olhar para esta fase da vida do ser. Mas, Como?   Educando os adulto, acima de tudo. Mostrando-lhes que se não se preocuparem com suas crianças desde o berço; a criança crescerá violenta. Passará por todas as fases de sua educação escolar, problematicamente. Elas serão na vida adulta a cópia fiel de seus pais violentos.  Pessoa que será um incômodo na sociedade, elemento brutal agressivo, chegando à raias da psicose.É preocupante a situação de muitas crianças de hoje. Elas  imploram por um olhar de carinho,ou imploram por um gole de água.  
O que me preocupa atualmente é que as autoridades falam mais em educação escolar. Esqueceram que a palavra EDUCAÇÃO tem um sentido lato, como a palavra CULTURA.     Acho que até o querido Senador Cristovam, a quem eu tanto admiro, está preocupado muitíssimo com a fase da escolaridade, e muito mais com a Universidade, quando o ensino fundamental está precisando de maior atenção. Estamos encontrando alunos de faculdade com péssima leitura, o português estupidamente errado, incapacidade de interpretar o que lê. O jovem de hoje, não tem capacidade de reflexão. Por quê? Porque não há fixação da aprendizagem, pois muitos professores por comodismo mandam o aluno pesquisar na Internet.
O que faz o aluno? Pede alguém para fazer o trabalho e ele  simplesmente entrega a tarefa, muita vezes  sem ler .Sabe que o professor não vai ler.
         Explicando melhor: quando digo a criança de hoje, o jovem de amanhã, eu falo da MAIORIA. No meio existem pais excelentes, professores excelentes, consequentemente   criança e jovens excelentes.
Mas o homem de hoje, como já falamos na 1ª fase, o ser humano hoje,tornou-se homem-coisa,segue as leis das coisas,são manipulados,interessa à alguém enquanto útil.Enquanto vale dinheiro para o  interessado. Maior exemplo disto é o jogador de football, um grande esportista, etc. A pessoa é coisa vendida. A violência de hoje vem da incapacidade do EU( do indivíduo) de crescer. De cumprir a missão para que veio ao mundo. Cái no submundo, num ambiente maléfico. Esta classe que vem crescendo, cheia de crianças,que serão nossos futuros jovens, o futuro do Brasil já dá demonstrações do retrocesso no seu crescimento intelectual,EDUCACIONAL, espiritual.
E por tudo isso, daqui, do meu prisma, vendo a coisa diferente, deixo aqui uma pequena contribuição para a solução do grande problema, que aflige a todos nós. Peço às autoridades que criem dentro do Ministério da Educação e cultura uma secretaria que cuidasse, exclusivamente, da instrução, da atitude comportamental, da maneira de agir com as crianças,dar certos conhecimentos teóricos de puericultura, de higiene,em fim de tudo aquilo que cerca um lar. Amor, carinho às pessoas, respeito para com a criança, escutando-a.Tem que haver uma escola de vivência sadia e instrutiva.
     É difícil porque o instrutor tem que educar cada família no seu ambiente, na sua casa. Se não agirmos a partir da raízes, onde o problema da violência, do desequilíbrio é gerado ,não teremos jovens sadios,adulto equilibrados,amanhã.Não devemos pular etapas na educação escolar. E o alicerce de toda educação escolar está no 2ºano do fundamental. Por isso ,peço que criem um segundo ano forte.
      Conhecimento e Educação são vividos, diariamente, na vida de cada um de nós. Se quisermos ser sábios temos que viver numa eterna metamorfose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário