ECOLOGIA
GOVERNO FHC e BRASIL DE 2020
“Pensemos, hoje, o Brasil de amanhã”
O governo de 99 pensava assim, excelente! Houve um grande esforço como ficará provado,mas infelizmente forças ocultas e obscuras não permitiram a realização do projeto.
“A política Nacional integrada para a Amazônia Legal é passo decisivo de meu governo para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida desta vasta e importante região do Brasil.
A elaboração deste documento é fruto de intenso diálogo entre as diversas esferas de governo e as vozes mais representativas da sociedade, governantes, políticos,cientistas e cidadãos, que se mobilizaram para a defesa do interesse público na área ambiental, num esforço consciente de parceria Estado- sociedade. É assim que as grandes transformações ocorreram nos dias de hoje.
A 31 de março passado,/99/ os governadores da Amazônia Legal firmaram uma Carta de Princípios, que considero um exemplo de ação política consciente e moderna, no tratamento da questão do meio ambiente. Nessa Carta, os governadores afirmaram que “é indispensável que as ações empreendidas na Amazônia sejam norteadas por princípios éticos claros,que respeitem o direito ao desenvolvimento do Homem em um meio natural conservado,que possa ser legado a gerações futuras.”
É exatamente este o espírito que preside a concepção e a elaboração de política Nacional integrada para a Amazônia legal. E nesse sentido os objetivos e diretrizes traçados no presente documento passam a ser, por minha determinação explicita, o marco fundamental para que todos os órgãos da administração Federal ajam de forma concertada na Região.Tais parâmetros devem ser também como guia de orientação para os governos estaduais, municipais e para organizações civis interessadas no desenvolvimento da sociedade em harmonia com a natureza.
A política Nacional integrada para a Amazônia Legal, recentemente aprovada pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal CONAMAZ, constitui a base para um ousado projeto amazônico, que meu governo levará a cabo nos próximos anos. Buscaremos uma estreita colaboração dos demais países situados na Região para tomar o conceito de desenvolvimento sustentável, uma realidade capaz de trazer uma prosperidade e justiça para os povos amazônicos.Com isso estou honrando o compromisso que assumi com a Nação brasileira de enfrentar com realismo e eficácia a questão de conciliar a conservação da natureza e a promoção do desenvolvimento, para podermos legar a nossos filhos e netos
um patrimônio ecologicamente enriquecido.
Dando continuidade ao trabalho do governo de Fernando Henrique Cardoso,mostraremos como é sua visão de Brasil -2020,depois de concluído o projeto.Não há possibilidade de colocar tudo mas tentaremos dar um resumo retirado do artigo “Perspectiva” da Revista Poderº1-pág.49
Nenhum comentário:
Postar um comentário