domingo, 17 de fevereiro de 2013


Bar do Tanacara

Quando não se colocam limites aos representantes do povo, eles não são defensores da liberdade, mas candidatos à tirania.
(Benjamim Constant)

Hoje, terça feira é dia dos políticos reunirem-se no bar do Tanacara para por em dia os assuntos da semana passada e a semana passada foi pesada.
Eu, como sempre “catei” o meu velho cantinho entre as azaléias de um canteiro.... Lá já estava um desconhecido ,talvez um Novo Político, eleito. Mais um pouco, chegava o Scartezini, ( jornalista) .Daí há pouco vem chegando o Elder Dias.Cada qual depois de um ligeiro e sincero “Boa Tarde” ocupou um assento na “Távora Redonda” e o assunto começou a fluir.
O jornalista Scartezini( já entrou de sola) - Pois  é minha gente,o impacto com que Lula impôs a CPI,num rumo diferente, o barulho, não funcionou. O relator Odair Cunha aprontou um relatório drástico contra a oposição e a impressa e agora não encontra quem aprove o documento.
- Enquanto pipocam escândalos no Governo Federal, Lula sai de circulação para não se comprometer.(o novo político)
-Aí o relator entra num impasse..a comissão está só na chapada,chapada vermelha...(Scartezini)
As gargalhdas retumbaram no Tanacara, enquanto o Scartezini gritava: e pode tornar-se  um cadáver insepulto...aí sim, as gargalhadas dobraram e nisto chega o jornalista Jabor,com uma cara que tava na cara,que tava furioso.A turma “brecou” as gargalhadas, repentinamente.Tão perfeito que nem retumbou em lugar algum. “A brecada não cantou pneus.”
- O presidente de vocês, daqueles que o elegeram, daqueles que compartilham a sujeira com ele, daqueles que o acobertam na mídia, daqueles que batem palmas,que se ajoelham, que vergam em busca de  recursos e desinformação, daqueles que lhe dão 70% de aprovação,chegou ao seu nível moral mais baixo,  abaixo até do ponto de ebulição do álcool!
Jabor estava “brabo memo” e continuou depois de uma pequena pausa: nada está abaixo de Lula. Lula se colocou em uma posição inferior, não como presidente da Republica, mas como gente mesmo.
- Olhe que algo está abaixo dele...(desconhecido) O susto foi geral.
-Como é que é, sujeito?
-Abaixo..da..do...de...Lula está o fundo do mar...escuro...
Até o Jabor abriu um belo sorriso. Ótima..sujeito espirituoso..acalma os ânimos que já estavam  “furando a barreira do  som.”
Ah! A coisa tá ficando boa....descontraída...Brincadeirinha com verdades,né? Coisa de brasileiro mesmo, gritou o japonês Tanacara, dono do bar. A roda riu muito e continuou com o primeiro aparte da procuradora que acompanha a “Operação Porto Seguro” Suzana Schniztlein que até o momento não havia nada pronunciado. Todos ficaram curiosos.
   - A Rose tinha trânsito livre dentro do governo Federal. Ela aproveitava o trânsito que tinha e o nome do cargo que ocupava para “pegar no pé do alto escalão”
- Ah ! é a senhora a responsável pelo acompanhamento da “Operação Porto Seguro ?..Talvez está aí a Chave que feche antes da hora,o mensalão,mas abrirá a porta onde fica a Solitária da Corrupção. (desconhecido)
Ninguém entendeu. Mas, a conversa prosseguiu.
   -Com o mensalão, o caso Rose emergiu de Lula, de caprichos deslumbrados com o poder. Agora, Lula retorna do fim do mundo em busca de uma liderança mundial e a amiga fica,com Dilma, no meio de redemoinho.(Scartezini)
- A Presidente manteve-se distante da CPI por algum tempo. Agora está no redemoinho do Lula.
  - Por que?
- Porque do mensalão à Rose, os  problemas vêm de Lula, mas Dilma resolveu perdoar e assumir.
- Por que?
- Esta é ótima!Tudo esclarece. Porque encontrou o óbvio nos jornais: demitir a Rose no ato, em pleno sábado. (Novo político)
- O negócio é que, quando os problemas começam no atacado do mensalão e chegam ao varejo na estrutura de Poder da Presidência,o Ex presidente Lula acaba  por se confundir com o Estado .(Scatezini)
- Ah! Recordando o passado  distante,não é ? L’etát se moi.( gritou alguém)
- .Lula está em todas. Realmente é o cabeça.Como cabeça fica pondo,ou tentando por fora do Sistema, os “gominhos” da Solitária da Corrupção, alguns”gominhos” como O Grande Governador,Marconi Perillo que de “gominho” não tinha nada,que nada tem a ver com a sujeira intestinal,quase foi expelido do Sistema (Governo) por pura “, vingancinha pessoal” do CABEÇA.(desconhecido)
 Jabor, diante da colocação do desconhecido, resolveu voltar em cena, complementando  a sua fala.(interprete como quiser.)
- Se o álcool não lhe trava a língua, nem o faz escolher palavras de seu minidicionário,o que sabemos que o álcool não faz com ninguém, ainda assim existem os assessores,”aspones” e toda sorte de lacaios pagos a peso  de ouro para vigiar e reparar o rei nudista, descuidado, sábio a dar  lições  de moral aprendidas no PCC a presidentes eleitos,como Barak Obama. Lula tem carreira, tem currículo e folha corrida de safadezas verbais e não verbais.Mas, não é de sua incontinência verbal( verborréia) que estou a  tratar, e sim de sua vulgaridade ímpar,desmedida,tantas vezes por nós denunciada. Lula é um homem sem caráter: traidor dos amigos da quadrilha, porque não se faz o que ele fez com o José Dirceu,com o Gushiken, com o Genuíno. Nem na prisão deixem de valer os códigos de Ética e de Moral – uma moral e uma ética de “petralhas”. Lula,o Vermelho,não tem nada disso. Pior do que imoral, Lula é ilegal. Lula é um vicio de origem.Os que dele se acercam devem saber disso. Se sabem são viciadores também.Lula está deixando o povo brasileiro com a sua cara, a sua fuça,a sua carantonha vulgar e baixa.
   A nossa tão “propalada macuinaímidade” era regional, pontual.
--Acha que o povo parece com Lula?
- O povo pode  parecer com o Lula, mas ainda não é o Lula.
- Como?
-É diferente, o povo ainda pode lavar a cara, todas as manhãs, que a sujeira sai.
- Mas, essa gente assemelhada a Lula, quer apagar o passado brasileiro, e destruir os registros da nossa moral e os documentos da nossa boa fé, da nossa honestidade como povo.
- Tudo isso para que?
- Para elevar, um sujeito vulgar e desprezível à condição de Líder máximo do socialismo no Brasil.
- Com essa! Vou me retirar de mansinho.Precisamos mostrar ao povo enganado,a situação de nossa querida Pátria. Vamos despertar a cidadania no povo que pela cidadania chegará à democracia limpa.
    Imediatamente, a roda começou a dispersar, mas alguém gritou : Esperem .O Desconhecido, bom palpiteiro, explique-nos a estória dos gominhos..  Gargalhadas...- Com todo o prazer: Acho que todos conhecem a bicha-solitária.
 ( Nome científico) =  Tênia vive no tubo digestivo dos vertebrados e atinge muitos metros de cumprimentos.Vez por outra ou através de “remédio” ela expele   uns gomos( Ploglotes). Mas enquanto não expelir a cabeça,alguns ovos podem subir para  “cúpula”  do “Sistema”. Aí a coisa fica feia. Fica feia,mesmo. Comentário: é comum ouvir: Fulano,tá mal. “Ovos de solitária na cabeça.” Já começou a ter convulsões, confusões.....
- O que fazer?
- O que estamos fazendo. Tentando mostrar que tirar “gominhos” outros virão. É preciso eliminar a “cabeça” da Bicha solitária. No receituário popular existe uma
 coisa tão simples que é batata (tiro e queda) Coco da Baiha quando muito novo onde só tem  creme gelatinoso.Parta o coco e coma toda aquela popa gelatinosa.Aí, a cabeça escorrega pelo “tubo” .

Fonte: jornal Opção

Nenhum comentário:

Postar um comentário